Menu
Menu

DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O objetivo deste é o atendimento às pessoas carentes e famílias que procuram nossa instituição sejam elas encaminhadas por outros serviços ou procura espontânea. Este departamento é assessorado por uma Assistente Social.

Durante todo o ano o Serviço Social acompanha e oferece às pessoas diversos atendimentos, encaminhamentos para a rede Sócio Assistencial e realizou diversas visitas domiciliares.

Tais como:

CRECHE:

Atendimentos, Orientações, Encaminhamentos, Visitas Domiciliares com as famílias da creche, avaliação socioeconômica das famílias para aquisição de bolsa de estudo na Escola Espiritualista “Ordem e Progresso”, mantida pelo CEIJ.

PRATO DE SOPA:

Com os assistidos do Prato de Sopa atualizamos continuadamente o Cadastro Social onde os assistidos deverão se cadastrar para ter acesso aos serviços oferecidos por nossa instituição.

PROJETO FAMÍLIA SAUDÁVEL:

O Projeto Família oferece as seguintes oficinas: bordado, crochê, corte e costura, culinária, pintura em tecido, Patchcolagem, ponto cruz, tricô e confecção de enxoval de recém-nascido (destinado apenas às gestantes). Os trabalhos realizados nas oficinas são expostos nas Feiras da Solidariedade, que o Fundo Social de Solidariedade de Santos promove todos os anos. Para estes eventos são confeccionados diversos trabalhos, tais como: bordados, pintura em tecido, crochê, Patchcolagem, ponto cruz, tricô e peças de corte e costura.

PRATO DE SOPA:

Fornecimento diário de alimentação no horário das 12h40min às 14h. Essa alimentação é realizada durante todo o ano, sem interrupção de finais de semana ou feriados. Durante todo o ano são atendidas em média mais de 33.000 pessoas servindo mais de 55.000 pratos de refeições. São oferecidos os seguintes serviços:

    • Assistência Material: instalações sanitárias, banho, distribuição de roupas, calçados, aparelhos de barbear, sabão, sabonete, escova de dente, curativo, corte de cabelo e barba.
    • Assistência Espiritual: palestra das 12h45 às 13h, com leitura e comentário do “Evangelho Segundo o Espiritismo” e a Prece, com o objetivo de despertar sentimentos de acordo com a Moral Cristã. Atendimento Fraterno Individual aos que solicitam ajuda.
    • Estudo da Doutrina Espírita: grupo que teve início em 11/06/2011 e conta com a participação assídua dos assistidos. Ocorre toda segunda-feira às 14h com a colaboração de um voluntário que explana sobre assuntos pertinentes à Doutrina.


Uma equipe de voluntários faz curativos simples aos irmãos assistidos. Neste ano foram atendidas 1.063 pessoas totalizando 1.186 curativos. Os casos mais graves são encaminhados ao Pronto Socorro.