SUBSEDE EM RIBEIRÃO PIRES

Creche

O Lar Escola Ismênia de Jesus tem por finalidade e objetivo oferecer serviços educacionais para crianças de 3 anos até 5 anos e onze meses de idade, nos cursos de educação infantil integral e parcial, sendo o Maternal Integral, no horário das 7h15min às 16h30min, e o Jardim I no período da manhã, das 7h15min às 11h30min e o Jardim II no período da tarde, das 12h às 16h30min, de acordo com o disposto na Constituição Federal, LDB 9.394/96, Regimento Escolar (aprovado em 30/01/09 – COGSP de Reg. Mauá e publicado em Deliberação CEE 01/99, Indicação CEE 04/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo), sendo atendimento totalmente gratuito para os períodos citados, devido à parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, conforme Termo de Convênio 043/2019 – de Aditamento ao Contrato 639/2019, aguardando renovação para o ano de 2021. Porém, devido à grande procura por parte dos pais por necessidade de trabalho e não têm onde e com quem deixar seus filhos, mantemos para o Jardim I e Jardim II, no horário oposto à aula, período de recreação para atender a essa necessidade, mediante acordo particular com cada interessado.

Nossas atividades rotineiras

São desenvolvidas atividades pedagógicas, culturais e recreativas em conformidade aos PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) e R.C.N.E.I. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), de forma lúdica, bem como trabalhado o Planejamento Anual da escola, respeitando-se a faixa etária, o conhecimento prévio e o ritmo de cada criança. Diariamente as crianças têm três refeições (café da manhã, almoço e o lanche da tarde, que na verdade, é um segundo almoço), além de procedimentos de higiene pessoal e hora do sono. Entre as atividades permanentes se destacam: a hora da história, roda de conversa, hora do vídeo e nos momentos de recreação, brinquedoteca e parquinho, além de atividades artísticas na sala de artes, com tintas, massinhas e brinquedos pedagógicos.

Nas atividades relacionadas à arte, são aplicados desenhos, pinturas, atividades com fantoches, massa de modelar, argila, material gráfico, expressão corporal e mímica, além de musicalidade. Nas atividades relacionadas a ciências, trabalhamos os animais, corpo humano, higiene, saúde, natureza, espaço, fauna e flora, derivados do leite e da carne, economia de água e reaproveitamento de sucatas, com o objetivo de estimular a boa alimentação e consciência ambiental. Quanto às atividades relacionadas à linguagem, faz-se leituras de livros, estudo e desenhos das letras e das cores. Nas atividades de matemática, são apresentadas noções de tamanho, forma, espessura, encaixe e de quantidade. Nas atividades de inglês são vistas as cores, os números, cumprimentos, alfabeto e palavras avulsas do cotidiano das crianças.

Nas atividades coletivas propiciam-se o lazer e recreação por meio de brincadeiras infantis, datas comemorativas, estimulando a interação e lateralidade. Todos os conteúdos são ministrados por meio de aulas expositivas, recortes, colagens, desenhos e vídeos com o objetivo de estimular a criatividade, a coordenação motora, verbalização, questionamentos, aprendizagem, oralidade, cooperação, atenção e socialização, formando, assim, cidadãos.

 Datas comemorativas

Além das atividades rotineiras, são trabalhadas as datas comemorativas, sempre lembradas por meio de um item que tenha uma simbologia para cada uma delas, elaborado e confeccionado pelas monitoras; entre elas destacamos a festa junina e a semana da criança, com atividades e lanches especiais; festa dos aniversariantes do mês, que acontecem toda última sexta-feira de cada mês; encerramento para a sala do Jardim II, reproduzindo o mais próximo possível um evento de formatura, nas nossas dependências, com a presença dos pais e avós, com a finalidade de fechar essa etapa da vida das crianças; e o Natal, com a vinda do Papai Noel, que é representado por uma amiga voluntária, que se veste a caráter, presenteia e traz os comes e bebes para alegrar a todos.